Assembléia no Sinpro-Rio cria a Associação dos Docentes da Cidade

Diretoria escolhida começa a trabalhar pela normalidade acadêmica da UC

A Assembléia do dia 9/5/2013, ocorrida no Sinpro-Rio, fez mais uma vez, parte da história dos docentes da UniverCidade.  Além das deliberações referentes às providências firmadas entre professores e sindicato, quanto ao cumprimento da data do pagamento dos salários, proposto pelo Termo de Compromisso assinado pelo Grupo Galileu Educacional, aconteceu a votação da criação da Associação dos Docentes da Cidade (Adoci) e sua diretoria.
A composição dos professores que foram indicados para fazerem parte da Adoci teve votação unânime entre os presentes na Assembléia, a saber: Para presidente, Sidnei do Amaral Victor; vice-presidente; Magna Correa, secretário Geral, Henrique O. P. Alves; tesoureiro, Nelson A. Ferreira; diretor jurídico, Armstrong C. de Oliveira; diretora de comunicação, Rosimeri Figueiredo de M. Tristão; diretor de planejamento, Sérgio Luiz Duarte; diretor social-cultural-esportivo, Ricardo Oliveira; Suplentes: Regina Cavalcanti, Alba Valéria Chavantes, Vera Lúcia S. Câmara e José Abramovitz.
A adoção do nome Adoci, segundo o professor Sidnei Amaral, significa um resgate do primeiro nome da associação dos professores e uma forma para contemplar tanto os docentes do Colégio da Cidade, quanto os da UC. Desde a década de 90, que os professores tentam criar uma associação para o corpo docente da instituição a fim de assegurar seus direitos, mas, as duas iniciativas significaram a demissão de seus componentes, pois os gestores da UC nunca reconheceram e nem legitimaram a entidade como um canal de diálogo e negociação. Por esse motivo, Amaral fez uma Moção Especial aos professores que criaram a Adoci e aos professores que, em 2010 criaram a Associação dos Docentes da UniverCidade (Asduc) e que também teve vida curta, resultando em mais demissões.

O casal de professores, Maurício Werner e Roberta Guimarães também foram citados pelo presidente da Adocicomo personagens importantes que compuseram a história de lutas dos docentes da UC.
Foi deliberado também que será criada uma página para a Adoci e a solenidade de posse será marcada, tão logo saia o registro da Adoci, na Junta Comercial. Colocado em votação, foi decidido que a comemoração será um jantar no Espaço Ideal, local de eventos, localizado no Centro do Rio, cedido gentilmente pelos professores Nelson Antonio e Maurício Werner.
Num momento de alegria, sentimento de vitória e misto de emoção, a professora e sindicalista Vera Câmara, em lágrimas, declarou estar “muito compensada pelos 10 anos de luta”, pois como docente do Colégio da Cidade e militante do Sindicato, sentiu na pele a discriminação sofrida, entre os colegas de trabalho que não a viam com bons olhos quando chegava às Unidades para falar sobre os abusos e desmandos da gestão contra a categoria, e a importância de lutar pelos direitos dos docentes. “Vejo agora que valeu a pena viver essa situação, vendo que finalmente os gestores reconheceram a importância da criação de nossa Associação”.

 

As deliberações da Assembléia

Com abertura iniciada pela diretora do Sinpro-Rio e professora da UniverCidade, Magna Correa, que presidiu a mesa, foi abordado o primeiro ponto de pauta, sobre o qual foi debatida a questão do pagamento dos salários e a necessidade de se deliberar por uma paralisação dos trabalhos, caso a instituição não cumprisse com o Termo de Compromisso até o fim. Foi constatado que a empresa cumpriu, neste mês com o prometido e pagou o salário, conforme havia combinado.
Em seguida, o professor Sidnei Amaral tomou a palavra, narrando um breve relato dos encontros realizados entre a Comissão de Professores (instituída na Assembléia e votada por unanimidade como representantes dos docentes da UC) e o então reitor da IES, Álvaro Reinaldo de Souza. Informou que tiveram um bom início de trabalho com o reitor, no qual foram listados os problemas acadêmicos, tais como questões como alterações nos currículos de alguns cursos; cursos que foram transferidos para a UGF, com consequente evasão de receita; docentes que tiveram suas cargas horárias diminuídas ou zeradas e passaram a lecionar na UGF, com a matrícula da UC, perdendo assim seus direitos de anuênio; falta de papelaria para imprimir os diários; precariedade nas instalações, elevadores e equipamentos dos laboratórios, falta de reposição de livros na biblioteca, entre outras reivindicações. O reitor se posicionou de forma a resolver as pendências e nomeou a indicação feita pela Comissão, dos professores que fariam parte do Conselho Universitário, das Câmaras de Planejamento/ Gestão e de Ensino, Extensão/Pesquisa. Para o Conselho, foram indicados os professores Sidnei do Amaral Victor e Magna Correa de Lima Duarte, para a Câmara de Planejamento, o professor Nelson Antonio Ferreira e para a Câmara de Ensino, o professor Henrique Orlando Pires Alves.  Informou ainda que os professores ficaram fora da comissão para a construção de um novo PDI, assim como das indicações para outros cargos pedagógicos existentes.  Porém, até o que souberam por boato é que o reitor seria destituído do cargo, embora oficialmente não foram comunicados sobre o fato. Foi lembrado ainda, que o reitor foi nomeado em 05 de abril de 2013, em plena crise acadêmica e institucional, e seu mandato deve durar quatro anos, segundo reza no Estatuto da UniverCidade. Desta forma, não se sabe como a IES vai explicar ao MEC a nomeação de outro nome para substituir o atual.

Os professores presentes aprovaram por unanimidade os seguintes pontos:

  • A formação da Adoci e sua diretoria;
  • A indicação dos nomes citados acima pela Comissão de Professores;
  • A manutenção do estado de greve com a formação de um calendário de acompanhamento dos pagamentos salariais, com realização de Assembleias nos dias: 10/6, 08/7, 12/8, 9/9, 7/10, 11/11 e 9/12.
  • O encaminhamento de um novo relatório contendo mais denúncias ao Ministério da Educação.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: